domingo, 25 de março de 2012

5º DOMINGO DA QUARESMA - 2012

“Se o grão de trigo, lançado à terra, morrer, dará muito fruto”
EVANGELHO – Jo 12, 20-33
Naquele tempo, alguns gregos que tinha vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor, nós queríamos ver Jesus». Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome».


As espigas de trigo: simbolizam o resultado do nosso trabalho e do nosso zelo, enfrentando todas a intempéries que ameaçam o crescimento e a maturação da nova planta. É o resultado do nosso trabalho e da acção e Deus. Ele aproveita o nosso esforço e dá-nos esse sinal. Agora, já podemos fazer pão, para partilhar! (Sonhando a Caridade)

Compromisso  para a semana

  1. Agradecer, rezando em família, pelo menos uma das refeições do dia.
  2. Trazer uma espiga de trigo, para a Eucaristia (a colocar n o suporte dos símbolos). A espiga representa agora a transformação do grão de trigo, que foi cuidado com o maior zelo, mas que também resultou da sua morte para renascer replicado. É esta a missão que é pedida a cada um de nós que foi batizado e se assume como filho de Deus: replicar a experiência de Jesus enquanto exemplo vivo de serviço aos irmãos.
  3. Trazer para a catequese, (a colocar no mealheiro) a renúncia semanal conseguida.
Oração para rezar em família


Senhor, ajuda-me a redescobrir o verdadeiro sentido evangélico e a amar os nossos irmãos: 
pela escuta, pelo serviço, pela partilha, pela atenção aos mais pobres!
Pai Nosso…

domingo, 18 de março de 2012

4º DOMINGO DA QUARESMA - 2012

“Deus enviou o seu Filho para que o mundo seja salvo por Ele  ” 
EVANGELHO – Jo 3, 14-21
 Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: «Assim como Moisés elevou a serpente no deserto, também o Filho do homem será elevado, para que todo aquele que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. Porque Deus não enviou o Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por Ele. Quem acredita n’Ele não é condenado, mas quem não acredita já está condenado, porque não acreditou em nome do Filho Unigénito de Deus. E a causa da condenação é esta: a luz veio ao mundo e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque eram más as suas obras. Todo aquele que pratica más acções odeia a luz e não se aproxima dela, para que as suas obras não sejam denunciadas. Mas quem pratica a verdade aproxima-se da luz, para que as suas obras sejam manifestas, pois são feitas em Deus.


A Bíblia: alimento da nossa fé, enquanto orientação para o caminho de salvação. É a referência, donde nasce a certeza de que vale a pena «semear» na «terra». Orienta-nos no desânimo, quando nos esquecemos do que fazer, quando não sabemos como agir… quando perdemos a vontade. (Seguros interiormente)

Compromisso  para a semana
  1. Ler, em família, um texto da Bíblia e falar sobre o seu significado.
  2. Trazer um sol, para a Eucaristia, (a colocar, os sóis, pendentes da Bíblia que foi colocada num suporte, em lugar superior à terra). O sol é um dos recursos da natureza que sustenta a vida dos seres vivos. Sem sol o mundo seria inviável. Também a Bíblia representa a luz da vida espiritual de cada cristão, onde se encerra toda verdade que nos implica na vida concreta de filhos de Deus.
  3. Trazer para a catequese, (a colocar no mealheiro) a renúncia semanal conseguida.
Oração para rezar em família



Deus, Pai, enviaste aos homens o teu Filho como exemplo de amor e de verdade. 
Que posso eu fazer, senão louvar-Te por tanto carinho? 
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.

sexta-feira, 16 de março de 2012

Orações crianças do 4º ano - Parte II

"Tenho o amor de Jesus no coração. Por isso devo dar testemunho do Seu amor, com as minhas orações e as minhas ações. Devo ser como uma carta de Jesus para os outros lerem. Quer dizer, tenho de dar bom exemplo."

Lúcia Huang  (Catequista Maria Lucinda)

"Senhor, eu Te agradeço pela mensagem de amor, paz e alegria que depositaste no meu coração. Ámen." 

João Cordeiro (Catequistas Helena e Joana)

Em resposta à pergunta: 
Se Jesus batesse à tua porta o que lhe dirias?

"Eu diria-lhe: 
- Entra, meu Salvador e fica comigo para sempre. Ajuda-me a aceitar sempre a Tua vontade."

Lúcia Huang (Catequista Maria Lucinda)

"Entra, porque Tu fazes parte da minha família. Bem Vindo!"

João Cordeiro (Catequista Helena e Joana)


domingo, 11 de março de 2012

3º DOMINGO DA QUARESMA - 2012

“Destruí este templo e em três dias o levantarei ”
EVANGELHO – Jo 2, 13-25
 Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. Encontrou no templo os vendedores de bois, de ovelhas e de pombas e os cambistas sentados às bancas. Fez então um chicote de cordas e expulsou-os a todos do templo, com as ovelhas e os bois; deitou por terra o dinheiro dos cambistas e derrubou-lhes as mesas; e disse aos que vendiam pombas: «Tirai tudo isto daqui; não façais da casa de meu Pai casa de comércio». Os discípulos recordaram-se do que estava escrito: «Devora-me o zelo pela tua casa». Então os judeus tomaram a palavra e perguntaram-Lhe: «Que sinal nos dás de que podes proceder deste modo?» Jesus respondeu-lhes: «Destruí este templo e em três dias o levantarei». Disseram os judeus: «Foram precisos quarenta e seis anos para se construir este templo e Tu vais levantá-lo em três dias?» Jesus, porém, falava do templo do seu corpo. Por isso, quando Ele ressuscitou dos mortos, os discípulos lembraram-se do que tinha dito e acreditaram na Escritura e nas palavras que Jesus dissera. Enquanto Jesus permaneceu em Jerusalém pela festa da Páscoa, muitos, ao verem os milagres que fazia, acreditaram no seu nome. Mas Jesus não se fiava deles, porque os conhecia a todos e não precisava de que Lhe dessem informações sobre ninguém: Ele bem sabia o que há no homem.


Compromisso  para a semana
  1. Ler e meditar, em família, o 1º MANDAMENTO da Lei de Deus.
  2. Trazer uma bandeira com o 1º mandamento, para a Eucaristia, (a colocar no reservatório com terra onde estão a germinar os grãos de trigo). Este mandamento encerra toda a verdade que Jesus veio ensinar aos homens: Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. É este o convite para esta Quaresma.
  3. Trazer para a catequese, (a colocar no mealheiro) a renúncia semanal conseguida.
Oração para rezar em família


Jesus, que viestes revelar-me a grandeza do amor de Deus Pai, e mostrar-me o caminho da salvação: 
Abre os meus olhos e faz com que eu seja guia daqueles que Te procuram. Ámen.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Orações das Crianças da Catequese do 4º ano

Inspirados em 2 Cor 3, 3: "É manifesto que vós sois carta de Cristo", as crianças do 4º ano da catequese de S. José escreveram as suas orações a Jesus.

"Jesus ajuda-me todos os dias a ser mais amigo dos meus amigos e a ser sempre obediente aos meus pais. Ajuda-me a seguir sempre o Teu caminho." 

Mafalda (catequista Cecília)

"Meu Jesus transforma-me numa pessoa pura e dá-me a Tua esperança. Pai-Nosso ..."

Pedro Coimbra (catequista Cecília)

"Meu Jesus prometo que mudo a minha vida, perdoa-me o que fiz anteriormente."

Marta Carvalho (catequista Cecília)

"Jesus guia-me por um bom caminho."

Tiago Oliveira (catequista Helena e Joana)

"Jesus estás no nosso coração, desde o baptismo, obrigada Senhor por tudo."

Sílvia Paiva (catequista Helena e Joana)



segunda-feira, 5 de março de 2012

Via-Sacra da Catequese de Infância

A caminha da Quaresma, para uma renovação interior, assume uma vivência comunitária na Via-Sacra, que vai decorrer no próximo dia 9 de Março, pelas 21 horas, na Igreja de S. José, para a qual vos convidamos a estar presentes. As crianças da Catequese de Infância irão fazer as leituras, reflexões e orações. 


domingo, 4 de março de 2012

2º DOMINGO DA QUARESMA - 2012

“Este é o meu Filho muito amado ”

EVANGELHO - Mc 9,  2-10
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.


O grão de trigo: significa a força em vencer a terra que o cobre para surgir um novo rebento, crescer, frutificar e com essa frutificação, trazer a multiplicação. Isto acontece também na vida espiritual. Se não morrermos e não matarmos a velha criatura não poderemos frutificar e renovarmo-nos. A missão do que acredita e ama a Jesus: fazer face à realidade triste e dolorosa que grassa no mundo e entre os homens. Fá-lo com esperança, porque, a primeira parte – semear – pertence primeiramente a ele. (Actuar com esperança)

Compromisso  para a semana

  1. Rezar o Pai Nosso em família, a oração dos filhos de Deus, que identifica os cristãos.
  2. Trazer um ou mais grãos de trigo, para a Eucaristia, (a colocar no reservatório com terra onde ficarão a germinar para adornar a base do painel, no Domingo de Páscoa). O grão de trigo, tal como Jesus, irá transfigurar-se, na vida concreta, e mostrar-nos o caminho que nos é proposto: sermos um novo rebento.
  3. Trazer para a catequese, (a colocar no mealheiro) a renúncia semanal conseguida.
Oração para rezar em família



Senhor, a Tua Palavra é a semente da vida. 
Vem juntar-Te a mim, nos meus caminhos pedregosos e que o Espírito Santo me torne capaz de Te escutar, no mais íntimo de mim mesmo. Ámen.