domingo, 28 de fevereiro de 2016

TERCEIRO DOMINGO DA QUARESMA

“SE NÃO VOS ARREPENDERDES,
MORREREIS DO MESMO MODO”

                                                                                  Lc 13,1-9

Jesus convida-nos a uma transformação radical, a uma mudança de mentalidade, a pensarmos em Deus e nos seus valores. Se isso não acontecer, diz Jesus, a nossa vida será cada vez mais controlada pelo egoísmo. Deste modo, esquecemos a misericórdia. Não é esse o desafio para este Ano Jubilar da Misericórdia, em que somos convidados a “Ser misericordiosos como o Pai é misericordioso”

ATITUDEArrepender-se e Aconselhar para o bem

COMPROMISSO
– ENCONTRAR-SE COM DEUS, NA ORAÇÃO E ACONSELHAR OUTROS A FAZÊ-LO (ex. Rezar a Oração da Manhã e a Oração da Noite)

OBRA DE MISERICÓRDIA ASSOCIADA
: 1.ª Obra Espiritual

DAR BOM CONSELHO
 
Aconselhar e ser aconselhado nunca é demais.
Todos precisam de um "empurrãozinho" na vida.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Guião Celebração Penitencial - Quaresma 2016

Esquema da Celebração Penitencial para todos os anos e versando a parábola misericordiosa do Filho Pródigo, dado que estamos no Ano Jubilar da Misericórdia.
 
 
 
 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Segundo Domingo da Quaresma 2016

Lc 9,28b-36
 
Jesus não se realiza através de esquemas de poder e de triunfo, mas através da entrega da vida e do amor que se dá até à morte.

É esse o caminho que nos conduz, a nós também, à transfiguração em "Pessoas Novas".

Esta semana "Muda em ti um comportamento menos bom" e assim realizas a 6ª Obra de Misericórdia Espiritual. Visita Jesus, na Eucaristia. Resiste à tentação de comprares uma guloseima traz o dinheiro que ela custava para ajudar a consertar o telhado da Igreja.



Sofrer com paciência as fraquezas do nosso próximo.




 

 

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Painel da Quaresma 2016

Primeiro Domingo
 

Mensagem


1º DOMINGO DA QUARESMA

“Nem só de pão vive o homem”
                                       Lc 4,1-13

Jesus, no deserto, recusou o caminho do materialismo, do poder, do êxito fácil, pois o plano de Deus não passa pelo egoísmo, mas pela partilha; não passa pelo autoritarismo, mas pelo serviço.
É uma proposta de vida plena, apresentada com simplicidade e amor.
Recomendação do Papa para esta semana: DIZER NÃO À DIVERSÃO

 Compromisso para esta semana: SUBSTITUIR UMA DIVERSÃO PELA VISITA A UM DOENTE (ex. Deixar de ir ao centro comercial)

 Obra de Misericórdia a praticar: Consolar os tristes – 4ª Obra Espiritual


 

Primeiro Domingo da Quaresma 2016

Lc 4,1-13
 Jesus, no deserto, recusou o caminho do materialismo, do poder, do êxito fácil, pois o plano de Deus não passa pelo egoísmo, mas pela partilha; não passa pelo autoritarismo, mas pelo serviço.

É uma proposta de vida plena, apresentada com simplicidade e amor.

 Esta semana “Consola alguém que está triste” 

e assim realizas

 a 4ª Obra de Misericórdia Espiritual

 Visita Jesus, na Eucaristia.

Resiste à tentação de comprares uma guloseima
e traz o dinheiro que ela custava para ajudar a consertar o telhado da Igreja

 

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

Painel Quaresma 2016

Quarta-feira de Cinzas
 

MENSAGEM DO BISPO DE COIMBRA - QUARESMA 2016

A Quaresma reveste-se, este ano, de particular significado. O Papa Francisco convocou toda a Igreja para a celebração do Ano Santo da Misericórdia, um jubileu extraordinário, que nos leva a conhecer Jesus, o rosto da misericórdia do Pai. 

Fazendo-me eco da voz da Igreja, expressa pela palavra do Papa, convoco todo o Povo de Deus da Diocese de Coimbra para viver este tempo de graça com uma renovada fé no Deus que nos procura com um amor misericordioso, tal como o pai procura o seu filho perdido Jesus, o rosto da misericórdia de Deus Pai, está presente em todas as situações da nossa vida e disponível para mediar esse encontro. 

Convido toda a comunidade diocesana a percorrer os caminhos propostos para este ano jubilar: 

Lectio divina. A leitura orante da Palavra de Deus individualmente, em família ou em grupo, leva à escuta da voz de Deus, ao silêncio, à meditação, à oração contemplativa e ao compromisso na ação.

Sacramento da Penitência. A misericórdia de Deus experimenta-se sacramentalmente quando reconhecemos e confessamos os nossos pecados, manifestando o desejo de receber o perdão gratuito, o abraço do Pai, o maior sinal do Seu amor. 

Peregrinação.

Obras de misericórdia. O melhor sinal de que acolhemos o dom da misericórdia de Deus é a prática das obras de misericórdia corporais e espirituais, outro nome para a caridade ou o amor fraterno.

24 horas para o Senhor. A oração mais intensa leva ao encontro pessoal com Deus, a quem se escuta com a mente e o coração e a quem se responde com a vida. Participa na iniciativa 24 horas para o Senhor, proposta pelo Papa Francisco, que se realiza nas paróquias e arciprestados no fim-de-semana de 4 e 5 de março.

Solidariedade. A partilha de bens com os mais pobres é sinal do amor para com todos, que o Deus rico de misericórdia nos inspira. O produto da nossa renúncia quaresmal deste ano destina-se à formação sacerdotal e ao nosso Seminário Diocesano, na celebração dos 250 anos da sua fundação.

Vivamos a Quaresma com Maria, a Mãe da Misericórdia. Ela foi a primeira a acolhê-la na pessoa de Jesus, Ela conheceu-a na pobreza da sua vida e cantou-a no magnificat como o dom de Deus que “se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem” (Lc 1, 50).