quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Advento 2011 _ A Costelação da Alegria


No próximo Domingo celebramos já o Primeiro Domingo do Advento. Para que as nossas crianças se preparem da melhor forma possível até ao Natal será promovida na Catequese diversas iniciativas para receber Jesus de coração iluminado. Num ano em que é essencial promover a solidariedade mais uma vez as nossas contribuições de bens alimentares e produtos de higiene serão entregues aos Gaiatos na Festa da Epifania, dia 8 de Janeiro.

Fica aqui a proposta da Campanha: Advento2011.zip


A PROPOSTA DESTA CAMPANHA TEM COMO OBJECTIVOS:
 Reflectir sobre o mistério da encarnação de Jesus e levar a todos a alegria da Sua vinda, neste tempo tão necessitado de amor e solidariedade.
 Iniciar a construção da constelação da alegria com uma estrela de esperança em cada um dos domingos do Advento. A iluminação do céu será coadjuvada pela colocação de velas (uma em cada domingo) que representarão o compromisso caritativo e de oração comunitária.
 Celebrar o Natal do Senhor Jesus na perspectiva da sua essência de fraternidade e luz.
 Proporcionar aos Gaiatos mais um momento de partilha, de alegria e de vivência cristã concreta.
 Anunciar ao “mundo” a Boa Nova da vinda de Jesus, enquanto oportunidade de renovação espiritual e pessoal, com ênfase especial no domingo da Epifania.
CONCRETIZAÇÃO PRÁTICA:
 A Ursa Maior, constelação mais conhecida por todos, “oferecerá” a sua configuração para estabelecermos a caminhada.
 Na sala de catequese será feita, semanalmente, a reflexão do Evangelho, com orientação disponível no guião.
 O grupo com a responsabilidade da preparação das leituras da Eucaristia das 11 horas, dispõe também da sugestão para a introdução e para a oração de acção de graças. Construirão ainda uma vela (nos anexos deste guião), que acompanhará a mensagem de cada domingo, a ser apresentada no momento da Admonição.
 Em cada semana, na catequese, será entregue uma estrela a cada criança, onde constará o propósito semanal. Esta estrela deve ser trazida para a Eucaristia de cada domingo e colocada num “céu a iluminar”, no painel alusivo à campanha e que ficará visível na igreja.
 Conjuntamente, será feita a partilha de bens alimentares e produtos de higiene, cujo alvo é a população da Casa dos Gaiatos (opção da Paróquia de S. José, Coimbra).
 Para casa, cada criança levará, ainda, logo no início do Advento, “um poster” com o desenho da constelação e deverá colorir uma estrela por semana. No Natal, colorirá o presépio e fará uma mensagem ao Menino Jesus.
 Na primeira catequese de 2012, a criança deverá trazer o seu “poster” colorido para que com todos possa ser feita uma “exposição” no salão polivalente, no dia da Festa da Epifania, dia em que se acolhem os Gaiatos e se faz a entrega dos bens partilhados.
Este “poster” está disponível em formato A4 de modo a ser compatível com o espaço disponível, face ao potencial número de “posters” a expor.

Que seja uma caminhada de renovação espiritual
cheia de esperança em Jesus
a LUZ da LUZ

Sem comentários:

Enviar um comentário