quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

QUARTA SEMANA – LUZ DA ESPERANÇA


Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas 

Naquele tempo, o Anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia chamada Nazaré, a uma Virgem desposada com um homem chamado José. O nome da Virgem era Maria. Tendo entrado onde ela estava, disse o Anjo: «Ave, cheia de graça, o Senhor está contigo; bendita és tu entre as mulheres». Ela ficou perturbada com estas palavras e pensava que saudação seria aquela. Disse-lhe o Anjo: «Não temas, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Conceberás e darás à luz um Filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-Se-á Filho do Altíssimo. O Senhor Deus Lhe dará o trono de seu pai David; reinará eternamente sobre a casa de Jacob e o seu reinado
não terá fim». Maria disse ao Anjo: «Como será isto, se eu não conheço homem?» O Anjo respondeu-lhe: «O Espírito Santo virá sobre ti e a força do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso o Santo que vai nascer será chamado Filho de Deus. E a tua parenta Isabel concebeu também um filho na sua velhice e este é o sexto mês daquela a quem chamavam estéril; porque a Deus nada é impossível». Maria disse então: «Eis a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra».

1. David sonhou construir um grande palácio, uma digna moradia, para nela guardar, com toda a segurança, a arca da aliança, a arca de Deus! Mas o Senhor falou ao profeta Natã e trocou as voltas a David! Pelo que se vê, o coração de David e o coração de Deus andavam «de candeias às avessas»! Na verdade, David imagina que a glória de Deus se há-de manifestar na exuberância das riquezas! E Deus escolherá sempre o caminho da simplicidade e da pobreza! O Rei pensa já na madeira de cedro para o Templo. Deus espera ainda encontrar um lugar, no coração da débil carne humana! David procura pedras preciosas para uma bela moradia. E Deus prefere construir uma morada de pedras escolhidas. David tem pressa em «guardar» Deus na própria casa, como relíquia preciosa. E Deus há-de armar a sua tenda e viver entre os homens. David tem pressa de realizar a sua obra, antes ainda de morrer! Deus tem todo o tempo do mundo e sabe que os frutos da vida virão para lá da sua morte. David é assim figura do Homem, apostado e apressado em cumprir o seu programa! Ao contrário, Deus realizará, no silêncio paciente dos séculos, o seu desígnio de amor! Há, sem dúvida, entre David e Deus, um conflito de interesses! O programa dos homens, nem sempre anda afinado com o projecto de Deus! Deus e David, Deus e Homem, de candeias às avessas! 2. Bem diferente é a sinfonia e a sintonia entre Deus e a criatura humana, naquele belíssimo quadro evangélico da Anunciação a Maria! Deus vem ao encontro desta pobre filha de Israel, pedir humildemente o consentimento livre da criatura humana. Deus quer entrar nela, como em sua própria casa, “como a luz do sol pela vidraça”. E quando vem, Maria lá está. Habitada por Deus, porque está sempre onde Deus está. Há entre Deus e Maria, uma plena sintonia, de pensamentos, de palavras e de desejos, como se em Maria transluzisse, em toda a sua transparência, a luz e a beleza de Deus. Maria só pensa numa coisa, só diz uma palavra, só conhece um desejo: cumprir a vontade de Deus! Diante deste Deus, que se propõe assim encarnar no seu seio, a Virgem Maria não impõe, nem negoceia um programa já definido. O seu programa é mesmo o de não ter programa nenhum, é simplesmente o de cumprir a vontade de Deus, estar disponível inteiramente para as surpresas do Seu mistério. Maria sabe que Deus não a chama para realizar o que tem na cabeça! Deus chama-a para realizar, o que pede o coração de Deus! E ambos
querem o mesmo. Nessa sintonia do coração, faz-se Luz. E Maria, a digna morada do Altíssimo, dará à luz a Luz de Deus! Este é o berço da esperança cristã. 3. Talvez fosse, para nós, mais fácil aceitar este Jesus e reconhecê-lO como Filho de Deus, se a Sua manifestação fosse estrondosamente potente ou prepotente. Mas Deus quis vencer a soberba da nossa inteligência, fazendo-se homem, sendo menino. Na debilidade de um Menino, Deus não se impõe; a sua vinda apela mais ao nosso coração, interpela, como a Maria, a nossa decisão livre de aceitar o Seu amor! Por isso, o mistério de Deus feito homem continuará a ser um desafio para a fé e para a esperança, a partir do que Deus quer e não dos apetites que possuímos. 4. Estamos às portas do Natal, porventura com alguns projectos ainda em mente, ou em carteira, dos quais provavelmente Deus não tomará parte! Que Maria nos leve a uma íntima e sincera busca da vontade de Deus, mesmo quando esta põe em crise os nossos projectos pessoais, porque perdemos a esperança! Que Maria nos prepare, no silêncio do coração, para sonharmos ao ritmo da esperança, como ela viveu! Que Ela nos ensine a arrumar cuidadosamente a casa, a preparar um lugar, a adornar o coração, para aí Deus poder nascer e habitar!


ANJO GABRIEL: Mensageiro de Deus para revelar os seus projectos ao ser humano. Gabriel significa em hebraico “Deus é a minha fortaleza”.
DAVID: Significa “amado por Deus”.
JOSÉ: Quer dizer “Deus faz crescer a minha descendência”.
JESUS: Significa “Deus salva”. Com este nome descobres que Deus O enviou para salvar todos os homens.

No Evangelho, Lucas narra o acontecimento da Anunciação. Maria, fica sobressaltada e receosa, mas tem uma grande confiança em Deus. Se a vontade de Deus é que ela traga Jesus ao mundo, então está de acordo, por isso responde com um sim. Maria aceita o projecto de Deus.


COMPROMISSO PARA A SEMANA
1. Escrever uma mensagem de esperança para alguém que esteja triste ou doente.
2. Rezar, antes de dormir, uma Avé Maria por aqueles que não fazem a vontade de Deus.
3. Trazer a estrela para a Eucaristia do Domingo. Escreve nela o teu compromisso de fazeres a vontade de Deus.
4. Partilhar PRODUTOS DE HIGIENE para que as crianças da CASA DO GAIATO sejam voluntariosas a cumprir as orientações de quem as cuida.

ORAÇÃO


Senhor, escolheste Maria para ser a mãe de Jesus, e confiaste os dois a José.
Como Maria e José, eu Te digo SIM, porque sei que também sou um teu filho amado. Quero fazer parte do Teu projecto e crescer na paz, no amor e na esperança. Senhor, estou preparado e cheio de esperança. 

Sem comentários:

Enviar um comentário