segunda-feira, 30 de abril de 2012

Peregrinação a Fátima 10 de Junho 2012


A catequese de Infância de S. José irá mais uma vez juntar-se a outras centenas de crianças para celebrar o amor de Nossa Senhora de Fátima no dia 10 de Junho.

Na sequência das Aparições de Fátima, este segundo ano de celebração do seu Centenário centra-nos na mensagem da 1ª Aparição de Nossa Senhora em 13 de Maio de 1917. Desta primeira Aparição, a Peregrinação das Crianças destaca, de modo especial, a atitude de disponibilidade dos Pastorinhos para acolher o que Nossa Senhora lhes vem pedir, uma atitude tão bem expressa na pergunta da pastorinha Lúcia:  “Que é que Vossemecê me quer?”. Esta pergunta, que pode ser também nossa e das crianças, ainda hoje, é o tema da Peregrinação.

Estar disponível para Deus. 
Educar para estar disponível para Deus, assumir o compromisso de tirar tempo para estar com Ele e ser capaz de ser fiel a esse compromisso, é tarefa da educação cristã, não fácil mas imprescindível. O cristão que quer viver em Deus precisa desta atitude interior para perscrutar a Sua vontade. A atitude de inteira disponibilidade a Deus, com todas as consequências, por parte das três crianças a quem Nossa Senhora apareceu, é modelo e incentivo para todos nós e para as crianças. Preparando-as para a Peregrinação, ajudemo-las a desenvolver esta atitude tão generosa de abertura a Deus.

Campanha do mês de maio

Para ajudar a interiorizar os valores da disponibilidade a Deus, propomos a campanha do mês de maio: em cada semana, as crianças são convidadas a vivenciar um desses valores, escrevendo numa folha de azinheira que é fornecida no postal da campanha, o seu compromisso. Essas folhas deverão ser recortadas e entregues aos catequistas.

Sem comentários:

Enviar um comentário