sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016

MENSAGEM DO BISPO DE COIMBRA - QUARESMA 2016

A Quaresma reveste-se, este ano, de particular significado. O Papa Francisco convocou toda a Igreja para a celebração do Ano Santo da Misericórdia, um jubileu extraordinário, que nos leva a conhecer Jesus, o rosto da misericórdia do Pai. 

Fazendo-me eco da voz da Igreja, expressa pela palavra do Papa, convoco todo o Povo de Deus da Diocese de Coimbra para viver este tempo de graça com uma renovada fé no Deus que nos procura com um amor misericordioso, tal como o pai procura o seu filho perdido Jesus, o rosto da misericórdia de Deus Pai, está presente em todas as situações da nossa vida e disponível para mediar esse encontro. 

Convido toda a comunidade diocesana a percorrer os caminhos propostos para este ano jubilar: 

Lectio divina. A leitura orante da Palavra de Deus individualmente, em família ou em grupo, leva à escuta da voz de Deus, ao silêncio, à meditação, à oração contemplativa e ao compromisso na ação.

Sacramento da Penitência. A misericórdia de Deus experimenta-se sacramentalmente quando reconhecemos e confessamos os nossos pecados, manifestando o desejo de receber o perdão gratuito, o abraço do Pai, o maior sinal do Seu amor. 

Peregrinação.

Obras de misericórdia. O melhor sinal de que acolhemos o dom da misericórdia de Deus é a prática das obras de misericórdia corporais e espirituais, outro nome para a caridade ou o amor fraterno.

24 horas para o Senhor. A oração mais intensa leva ao encontro pessoal com Deus, a quem se escuta com a mente e o coração e a quem se responde com a vida. Participa na iniciativa 24 horas para o Senhor, proposta pelo Papa Francisco, que se realiza nas paróquias e arciprestados no fim-de-semana de 4 e 5 de março.

Solidariedade. A partilha de bens com os mais pobres é sinal do amor para com todos, que o Deus rico de misericórdia nos inspira. O produto da nossa renúncia quaresmal deste ano destina-se à formação sacerdotal e ao nosso Seminário Diocesano, na celebração dos 250 anos da sua fundação.

Vivamos a Quaresma com Maria, a Mãe da Misericórdia. Ela foi a primeira a acolhê-la na pessoa de Jesus, Ela conheceu-a na pobreza da sua vida e cantou-a no magnificat como o dom de Deus que “se estende de geração em geração sobre aqueles que O temem” (Lc 1, 50).

Sem comentários:

Enviar um comentário