segunda-feira, 30 de abril de 2012
Peregrinação a Fátima 10 de Junho 2012
A catequese de Infância de S. José irá mais uma vez juntar-se a outras centenas de crianças para celebrar o amor de Nossa Senhora de Fátima no dia 10 de Junho.
Na sequência das Aparições de Fátima, este segundo ano de celebração do seu Centenário centra-nos na mensagem da 1ª Aparição de Nossa Senhora em 13 de Maio de 1917. Desta primeira Aparição, a Peregrinação das Crianças destaca, de modo especial, a atitude de disponibilidade dos Pastorinhos para acolher o que Nossa Senhora lhes vem pedir, uma atitude tão bem expressa na pergunta da pastorinha Lúcia: “Que é que Vossemecê me quer?”. Esta pergunta, que pode ser também nossa e das crianças, ainda hoje, é o tema da Peregrinação.
Estar disponível para Deus.
Educar para estar disponível para Deus, assumir o compromisso de tirar tempo para estar com Ele e ser capaz de ser fiel a esse compromisso, é tarefa da educação cristã, não fácil mas imprescindível. O cristão que quer viver em Deus precisa desta atitude interior para perscrutar a Sua vontade. A atitude de inteira disponibilidade a Deus, com todas as consequências, por parte das três crianças a quem Nossa Senhora apareceu, é modelo e incentivo para todos nós e para as crianças. Preparando-as para a Peregrinação, ajudemo-las a desenvolver esta atitude tão generosa de abertura a Deus.
Campanha do mês de maio
Para ajudar a interiorizar os valores da disponibilidade a Deus, propomos a campanha do mês de maio: em cada semana, as crianças são convidadas a vivenciar um desses valores, escrevendo numa folha de azinheira que é fornecida no postal da campanha, o seu compromisso. Essas folhas deverão ser recortadas e entregues aos catequistas.
sexta-feira, 20 de abril de 2012
Reunião de Pais - 3º ano
A Primeira Comunhão é o encontro íntimo de Jesus com as crianças que já O conhecem, já lhe falam nas suas orações, e agora vão recebê-lo no sacramento do seu Corpo, tornado Pão de Vida Eterna: «Em verdade vos digo, a minha carne é verdadeira comida… Quem come a minha carne tem a vida eterna», anunciou Jesus.
Com os pais, vamos preparar este grande encontro de Jesus Eucaristia com os seus filhos, que vai ter lugar nos dias 13 e 20 de Maio.
Reunião dia 24 de Abril, às 21:15, no Salão Paroquial
quarta-feira, 18 de abril de 2012
domingo, 15 de abril de 2012
Passeio dos Catequistas
PASSEIO
DOS
CATEQUISTAS
25 de Abril 2012
PROGRAMA
08:15 Horas – Saída de Coimbra
(concentração
no adro da Igreja)
09:00 Horas – Chegada A MIRANDA do CORVO
Oração de
Laudes
10:00 Horas – Estar com Deus na natureza
(tempo de
reflexão por grupos)
13:00 Horas – Almoço partilhado
14:00 Horas – Tempo de Descoberta
(passeio
a pé com apresentação das reflexões)
16:00 Horas – Lanche partilhado
17:00 Horas – Eucaristia
18:30 Horas – Regresso a Coimbra
(no
dia seguinte há trabalho)
sábado, 14 de abril de 2012
Reunião de Pais - 2º ano
Dia 20, às 21,15h, no Coro Alto.
Estamos a quinze dias da Festa do Pai Nosso destas crianças do segundo ano. Queremos preparar tudo, para
que a Festa seja dia marcante para as crianças, mas também para as suas famílias, porque é na família que primeiro se descobre a realidade de ter pai.
Reunião de Pais - 4º ano
Fazemos votos de que a Ressurreição do Senhor tenha reforçado a luz da vossa fé.
Pois é, o tempo passou e já estamos muito próximo de mais uma celebração nesta caminhada do vosso(a) filho(a).
É já no dia 6 de Maio que vai acontecer a Festa da Palavra, onde ireis ter oportunidade de lhes demonstrar o quanto cresceram para já poderem receber a sua própria Bíblia. Para prepararmos esse momento glorioso gostariamos de contar com a vossa presença numa reunião a realizar no dia 18 ou 19 de Abril, às 18:30 h na sala 4 (ao lado da secretaria da catequese).
Tragam ideias para lhes proporcinarmos um dia inesquecível e duradoiro no gosto pela Palavra de Deus.
As catequistas do 4º ano
sexta-feira, 13 de abril de 2012
Dia Catequistico Diocesano
Será em Penela, no dia 22 de Abril e destinado a todos os catequistas da Diocese de Coimbra, crianças da Catequese e aos seus pais e padrinhos. Outras pessoas podem igualmente participar. O tema - «Caridade: fonte, tarefa e meta da catequese» – é sobejamente conhecido por todos, pois tem sido reflectido, estudado e vivido nas várias actividades que o SDEC organizou. As respostas aos temas propostos no início do ano já começaram a chegar; contudo, ainda faltam muitos. Entretanto, ficam algumas informações de todo o interesse para a organização do dia.
Pedíamos a todos empenho e atenção para que seja mais um dia de verdadeira e viva experiência de fé, como Igreja Diocesana. Quem estiver interessado por favor contacte o catequista da sua criança que deverá por sua vez contactar o catequista-coordenador João Pedro para efectuar as inscrições até ao dia 19 de Abril.
Programa:
10:00 horas – ACOLHIMENTO: O local de concentração e estacionamento é junto ao Pavilhão de Penela. As crianças serão deixadas aí, confiadas aos Catequistas/Monitores e dirigentes do CNE. Os pais, padrinhos e restantes catequistas dirigem-se para o Pavilhão. Durante este tempo, deverá ser levantado o material (1 pessoa por centro de Catequese), no local indicado.
10:30 horas – ACTIVIDADES: No Pavilhão, os adultos terão um encontro sobre o tema: «A Caridade: fonte, tarefa e meta da vida de fé!». Farão as suas intervenções testemunhais: Dr.ª Maria do Rosário Carneiro, Dr.º João Paiva, Dr.º Nuno André, e um casal. Haverá uma participação do P. João Paulo Vaz. No final, o Senhor Bispo Diocesano dará uma palavra de encerramento. No Castelo (ou noutro espaço se o clima o exigir), as crianças, distribuídas por equipas e sob a orientação dos Catequistas/Monitores e dirigentes do CNE; iniciam um jogo catequético, durante toda a manhã, subordinado ao tema: «À descoberta da fonte da Caridade».
12:30 horas – ALMOÇO: A concentração de todos (adultos e crianças) faz-se junto ao Pavilhão e terá início o almoço partilhado nas redondezas (ou noutro espaço se o clima o exigir). Durante este tempo, funcionará um restaurante (onde se levantarão as doses de comida por meio de senhas previamente compradas ao SDEC) e um pequeno bar e venda de produtos regionais e de livros temáticos.
14:00 horas – MOMENTO CULTURAL: Este momento terá lugar já dentro do Pavilhão. Participarão: um grupo de fados, o Grupo de Teatro do Colégio de São Teotónio; o mágico Nuno André, P. João Paulo Vaz, um grupo de Catequistas de Penela e uma peça cómica do «Trapalhartes».
16:15 horas – PREPARAÇÃO DA EUCARISTIA: Terá lugar o ensaio da assembleia.
16:30 horas – EUCARISTIA PRESIDIDA PELO SENHOR BISPO DE COIMBRA
17:30 horas – ENCERRAMENTO: Na parte final, o Senhor Bispo dará uma palavra final a todos e distribuirá uma oferta às crianças presentes.
18:00 horas – ARRUMAÇÕES: Os adultos devem esperar pelo fim da distribuição das ofertas e garantir que antes do regresso a suas casas tudo fica arrumado e limpo, no que lhes diz respeito.
Notas:
LENÇOS DE IDENTIFICAÇÃO: Tendo em conta as graves dificuldades económicas que se fazem sentir na vida de todos, o SDEC, este ano, propõe que cada pessoa (criança ou adulto) use, durante o «Dia Catequístico» e como recordação do mesmo, um «lenço» (em substituição das habituais camisolas), com o respectivo logotipo do encontro. Este «lenço», que terá o valor de 2 €.
SERVIÇO DE ALMOÇO: O SDEC proporcionará a venda de refeições económicas aos que previamente comprarem as respectivas senhas. O prato único («porco no espeto e arroz de feijão», servido em travessa de plástico), terá o valor de 5 € por dose (não incluindo o pão e as bebidas). A louça e restantes alimentos devem ser do cuidado de cada um. As senhas, para levantar no dia a referida comida.
domingo, 8 de abril de 2012
DOMINGO DE PÁSCOA - 2012
“Aleluia, ressuscitou ”
EVANGELHO – Jo
20, 1-9
No primeiro dia da
semana, Maria Madalena foi de manhãzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a
pedra retirada do sepulcro. Correu então e foi ter com Simão Pedro e com o
discípulo predilecto de Jesus e disse-lhes: «Levaram o Senhor do sepulcro e não
sabemos onde O puseram». Pedro partiu com o outro discípulo e foram ambos ao
sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discípulo antecipou-se, correndo
mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruçando-se, viu
as ligaduras no chão, mas não entrou. Entretanto, chegou também Simão Pedro,
que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no chão e o sudário que
tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não com as ligaduras, mas enrolado à
parte. Entrou também o outro discípulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e
acreditou. Na verdade, ainda não tinham entendido a Escritura, segundo a qual
Jesus devia ressuscitar dos mortos.
Somente quando entendemos verdadeiramente a
ressurreição de Cristo, que pudemos intensificar neste tempo de Quaresma,
através da experiência do ciclo do grão de trigo, é que viveremos a comunhão
verdadeira com Ele, fazendo jus à graça de sermos filhos do mesmo Pai e
imbuídos do mesmo Espírito Santo. Só em comunhão com Ele, amados por Ele,
podemos levar o Seu amor àqueles que ainda não o têm e vivermos a Caridade concreta.
Compromisso para a semana
- Celebrar a Páscoa, se possível vivenciar a visita pascal e falar sobre o seu significado.
- Participar na Eucaristia.
Oração para rezar em família
Jesus,
dou-Te graças por existir, dou-Te graças pelo amor total que me dedicas.
Quero
retribuir-Te ajudando os que não Te conhecem a descobrir que também os amas e
que contas com eles. Ámen.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
segunda-feira, 2 de abril de 2012
domingo, 1 de abril de 2012
DOMINGO DE RAMOS - 2012
“Hossana ao Filho de David ”
EVANGELHO – Mc
14,1 - 15,47
Porque é longo o Evangelho, apenas uma reflexão:
Ao aceitar o entusiasmo da multidão, que bem depressa se manifestará desiludida
com o Messianismo de Jesus, o Senhor quer mostrar a liberdade perfeita com que
o “Servo sofredor” vai realizar a Sua missão redentora.
O cálice e hóstia: símbolo vivo e real da
presença de Deus na história dos homens e no mundo. É Jesus Cristo, glorioso e
ressuscitado, como alimento integral de todos os homens, em especial dos que em
Igreja, vivem a fé n’Ele. Mesmo sentindo Deus ausente na vida em muitos dias,
os cristãos sabem, ao comungar, que vivem uma comunhão, perfeita, afectiva e
efectiva, com Ele. (Vivendo o amor)
- Auxiliar nas tarefas de casa, aliviando o esforço dos pais.
- Participar na Eucaristia, e se possível, nas celebrações da Semana Santa.
Oração para
rezar em família
Jesus, quero ser prudente, na vida terrena que
levo e reservar, em cada dia, alguns encontros preciosos Contigo.
Este é o meu
compromisso de mudança nesta Quaresma, como agradecimento do amor que Me
dedicas.
Subscrever:
Mensagens (Atom)