Será em Penela, no dia 22 de Abril e destinado a todos os catequistas da Diocese de Coimbra, crianças da Catequese e aos seus pais e padrinhos. Outras pessoas podem igualmente participar. O tema - «Caridade: fonte, tarefa e meta da catequese» – é sobejamente conhecido por todos, pois tem sido reflectido, estudado e vivido nas várias actividades que o SDEC organizou. As respostas aos temas propostos no início do ano já começaram a chegar; contudo, ainda faltam muitos. Entretanto, ficam algumas informações de todo o interesse para a organização do dia.
Pedíamos a todos empenho e atenção para que seja mais um dia de verdadeira e viva experiência de fé, como Igreja Diocesana. Quem estiver interessado por favor contacte o catequista da sua criança que deverá por sua vez contactar o catequista-coordenador João Pedro para efectuar as inscrições até ao dia 19 de Abril.
Programa:
10:00 horas – ACOLHIMENTO: O local de concentração e estacionamento é junto ao Pavilhão de Penela. As crianças serão deixadas aí, confiadas aos Catequistas/Monitores e dirigentes do CNE. Os pais, padrinhos e restantes catequistas dirigem-se para o Pavilhão. Durante este tempo, deverá ser levantado o material (1 pessoa por centro de Catequese), no local indicado.
10:30 horas – ACTIVIDADES: No Pavilhão, os adultos terão um encontro sobre o tema: «A Caridade: fonte, tarefa e meta da vida de fé!». Farão as suas intervenções testemunhais: Dr.ª Maria do Rosário Carneiro, Dr.º João Paiva, Dr.º Nuno André, e um casal. Haverá uma participação do P. João Paulo Vaz. No final, o Senhor Bispo Diocesano dará uma palavra de encerramento. No Castelo (ou noutro espaço se o clima o exigir), as crianças, distribuídas por equipas e sob a orientação dos Catequistas/Monitores e dirigentes do CNE; iniciam um jogo catequético, durante toda a manhã, subordinado ao tema: «À descoberta da fonte da Caridade».
12:30 horas – ALMOÇO: A concentração de todos (adultos e crianças) faz-se junto ao Pavilhão e terá início o almoço partilhado nas redondezas (ou noutro espaço se o clima o exigir). Durante este tempo, funcionará um restaurante (onde se levantarão as doses de comida por meio de senhas previamente compradas ao SDEC) e um pequeno bar e venda de produtos regionais e de livros temáticos.
14:00 horas – MOMENTO CULTURAL: Este momento terá lugar já dentro do Pavilhão. Participarão: um grupo de fados, o Grupo de Teatro do Colégio de São Teotónio; o mágico Nuno André, P. João Paulo Vaz, um grupo de Catequistas de Penela e uma peça cómica do «Trapalhartes».
16:15 horas – PREPARAÇÃO DA EUCARISTIA: Terá lugar o ensaio da assembleia.
16:30 horas – EUCARISTIA PRESIDIDA PELO SENHOR BISPO DE COIMBRA
17:30 horas – ENCERRAMENTO: Na parte final, o Senhor Bispo dará uma palavra final a todos e distribuirá uma oferta às crianças presentes.
18:00 horas – ARRUMAÇÕES: Os adultos devem esperar pelo fim da distribuição das ofertas e garantir que antes do regresso a suas casas tudo fica arrumado e limpo, no que lhes diz respeito.
Notas:
LENÇOS DE IDENTIFICAÇÃO: Tendo em conta as graves dificuldades económicas que se fazem sentir na vida de todos, o SDEC, este ano, propõe que cada pessoa (criança ou adulto) use, durante o «Dia Catequístico» e como recordação do mesmo, um «lenço» (em substituição das habituais camisolas), com o respectivo logotipo do encontro. Este «lenço», que terá o valor de 2 €.
SERVIÇO DE ALMOÇO: O SDEC proporcionará a venda de refeições económicas aos que previamente comprarem as respectivas senhas. O prato único («porco no espeto e arroz de feijão», servido em travessa de plástico), terá o valor de 5 € por dose (não incluindo o pão e as bebidas). A louça e restantes alimentos devem ser do cuidado de cada um. As senhas, para levantar no dia a referida comida.
Sem comentários:
Enviar um comentário