quinta-feira, 12 de junho de 2014

DIA DA IGREJA DIOCESANA E SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS

Alteração ao calendário de junho

Conselho de Arciprestado de Coimbra, juntamente com os seus párocos, resolveu juntar as Festas da Igreja Diocesana, que recai no Domingo da Santíssima Trindade (15 de Junho) com a do Corpo de Deus (este ano a 22 de Junho). Pretende-se não ocupar as pessoas três domingos seguidos: Crisma em 8 de Junho – Pentecostes; Igreja Diocesana em 15 de Junho – Santíssima Trindade e Corpo de Deus em 22 de Junho.

O Dia da Igreja Diocesana vai ser celebrado, em 22 de Junho, a partir das 14,00h, por sectores:
- Catequese de Infância – no Seminário Maior e com jogos no Jardim Botânico.
- Adolescentes, com várias actividades no Seminário Maior.
- Jovens, também com várias actividades, no Seminário Maior.
- Famílias – Adultos, com um encontro de formação-reflexão no Salão de S. Tomás, Seminário Maior.
- Confrarias e Irmandades, com um encontro, na Sé Velha.

Depois destas actividades, sob o lema
NÓS BUSCAMOS A ALEGRIA,
passamos à celebração da SOLENIDADE DO CORPO DE DEUS

Começa com a MISSA SOLENE, às 17,30h, no Adro da Sé Nova, presidida pelo Senhor D. Virgílio, Bispo de Coimbra, concelebrada por todos os párocos da cidade e animada pelos grupos corais das diversas paróquias da Cidade. Crianças e pais terão lugar reservado. Os escuteiros da Sé Nova encarregaram-se da organização do espaço.

No fim da Missa, organiza-se a Procissão Soleníssima, com a participação dos fiéis por paróquias. O itinerário da Procissão é diferente do que tem sido habitual.

A Procissão parte do Largo da Sé, segue para a Praça D. Dinis, desce para a Praça João Paulo II e daí para a Avenida Júlio Henriques – Jardim Botânico, continua pela Rua dos Combatentes, até terminar no Adro em frente à Igreja de S. José. Aqui teremos um palco apropriado, com o altar para Adoração e bênção do Santíssimo Sacramento e palavras finais do nosso Bispo.

Para a nossa Paróquia
Importante ter em conta:
1. PARTICIPAÇÃO. É a manifestação pública da nossa fé e do nosso louvor a Jesus, presente no meio de nós, no Sacramento do seu Amor. Como comunidade cristã, somos chamados a marcar presença. Todos. Sem desculpas.
2. ACOLHIMENTO. Pedimos às pessoas da Rua dos Combatentes que mostrem a sua alegria por o Senhor passar na sua Rua. Colchas às janelas… flores… Mostremos que sabemos receber.
3. CONDICIONAMENTOS:
3.1. Missa das 19,00h. Neste domingo não há Missa das 19,00h na nossa Igreja.
3.2. Não há estacionamentos nem no adro, nem na rua em frente da Igreja
3.3. O Trânsito vai estar condicionado nas ruas por onde passa a Procissão.
4. ESCUTEIROS - ARRAIAL
No fim das Cerimónias, os Escuteiros  oferecem um arraial dos Santos Populares, com música, jogos, e também sardinhas e bifanas e broa e boa pinga . Para terminar em festa.


Sem comentários:

Enviar um comentário