sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Terceiro Domingo do Advento 2014


O Evangelho de S. João completa o Evangelho breve de S. Marcos. João Batista está entre os Testamentos: vem do antigo e inaugura o novo.
João apresenta-se confessando que há uma presença no meio de nós. O que tem que ser, passa por alguém que o anuncie, alguém que alerte para uma presença que está por trás das palavras que escutamos. Todo o crente acaba por dizer como Santo Agostinho: “Estavas comigo e não Te reconhecia”. Estavas comigo e eu estava com outras coisas e por isso não me inteirava da Tua presença. Hoje chegas e cada crente é um profeta para os outros. Profeta de Alguém que está presente e que só se reconhece depois de haver sido evocado por alguém.
Anunciar a Deus para que todos reconheçam a Sua presença, é a tarefa dos evangelizadores.

As três velas da terceira semana do Advento. João Batista, com um grande coração às costas passa diante de um chuveiro… Necessita lavar-se dos pés à cabeça. Necessita mudar de sítio o coração, não arrastar o coração. Necessita deixar-se guiar pelo coração ou tê-lo bem lavado para descobrir a presença de Deus no meio dele. É isso que o desenho nos diz, que João faz! É o nosso modelo para “fazer Advento”.


«ANUNCIA – Faz como João: lava o coração e muda-o para a alegria»  TESTEMUNHA COM ALEGRIA (3ª mensagem diocesana)

Necessitamos aprender a “baixar-nos”. Soam por todas as partes vozes que clamam a ser “triunfadores”: Há que subir, conquistar, alcançar, conseguir, descobrir… Onde está o cimo? Há muitas “escolas” que só ensinam a triunfar; fazem “triunfadores”…
Nesta situação: Poderemos entender o que significa o Deus que desce, que se baixa, que vem até nós? Descer, baixar-se, encarnar-se… é assumir andar junto aos que estão mais abaixo, junto aos que não podem e não os deixam subir. O exercício de “baixar” não é porque abaixo está o melhor ou se está melhor, mas sim porque abaixo há pessoas como nós a quem há que humanizar e impedir que alguém os atropele.

Deixa-te guiar pelo coração e anuncia a presença de Deus no meio de nós.
É preciso “trocar” o coração e não o deixar arrastar por ideias ocas, que não se importam com o bem.

Traz o 3º presente para Jesus, onde deves escrever onde anunciaste Jesus, como o maior amigo e o melhor conselheiro.
(Recorta o presente e traz para a Missa)

vamos ajudar os meninos
da Casa do Gaiato
 a ter um Natal melhor

Traz para a catequese:
ARROZ / MASSAS

Sem comentários:

Enviar um comentário