9 Reunião da Coordenação
13 INÍCIO DO 3º PERÍODO
18 FESTA DO PERDÃO
25 PASSEIO DOS CATEQUISTAS
26 FESTA DO PAI-NOSSO (2º ano)
|
segunda-feira, 30 de março de 2015
Calendário abril 2015
domingo, 29 de março de 2015
Domingo de Ramos
“A PAIXÃO DE CRISTO PARA SALVAÇÃO DA HUMANIDADE”
Porque é longo o Evangelho, apenas uma reflexão: Ao aceitar o entusiasmo da multidão, que bem depressa se manifestará desiludida com o Messianismo de Jesus, o Senhor quer mostrar a liberdade perfeita com que o “Servo sofredor” vai realizar a Sua missão redentora.
ATITUDE:
Participação (nas celebrações)
O relato, inegavelmente fundamentado em acontecimentos concretos, não é uma simples reportagem jornalística da condenação à morte de um inocente; mas apresenta Jesus como o Filho de Deus que aceita cumprir o projecto do Pai, mesmo quando esse projecto passa por um destino de cruz.
ORAÇÃO:
Jesus, quero ser prudente, na vida terrena que levo e reservar, em cada dia, alguns encontros preciosos Contigo. Este é o meu compromisso de mudança nesta Quaresma, como agradecimento do amor que Me dedicas.
COMPROMISSO:
Refletir sobre o Evangelho e anunciar a vitória de Jesus. domingo, 22 de março de 2015
Quinto Domingo da Quaresma 2015
"SE O GRÃO DE TRIGO, LANÇADO À TERRA, MORRER, DARÁ MUITO FRUTO"
EVANGELHO – Jo 12, 20-33
Naquele tempo, alguns gregos que tinha vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor, nós queríamos ver Jesus». Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome».
ATITUDE:
Conversão (mudar para melhor)
Ao dar a vida por amor, Jesus deixa aos seus discípulos a última e a suprema lição, a lição final que eles devem aprender. Com a morte de Jesus na cruz, os discípulos aprendem o amor até ao extremo, o dom total da vida, a entrega radical aos projectos de Deus e à libertação dos irmãos.
Senhor Jesus, alimenta a minha força para que sempre tenha atenção à escuta da Tua Palavra, ao serviço, à partilha e carinho pelos mais pobres! Pai Nosso…
COMPROMISSO:
Abraçar alguém que esteja triste e dizer-lhe que pode contar contigo, mas principalmente com Jesus. domingo, 15 de março de 2015
Quarto Domingo da Quaresma 2015
“DEUS ENVIOU O SEU FILHO PARA QUE O MUNDO SEJA SALVO POR ELE ”
EVANGELHO – Jo 3, 14-21

ATITUDE:
Alegria por ser cristão
“Acreditar” no “Filho do Homem” significa aderir a Ele e à sua proposta de vida; significa aprender a lição do amor e fazer, como Jesus, dom total da própria vida a Deus e aos irmãos. Qual é o objectivo de Deus ao enviar o seu Filho único ao encontro dos homens? É libertá-los e dar-lhes a vida eterna.
ORAÇÃO:
Deus, Pai, enviaste aos homens o teu Filho como exemplo de amor e de verdade. Que posso eu fazer, senão louvar-Te por tanto carinho? Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo, como era no princípio, agora e sempre. Ámen.
COMPROMISSO:
Anunciar a alguém que Jesus é o amigo com quem podemos contar sempre, Ele que veio para ser a Luz do mundo.
domingo, 8 de março de 2015
Terceiro Domingo da Quaresma 2015
“DESTRUÍ ESTE TEMPLO E EM TRÊS DIAS O LEVANTAREI ”
EVANGELHO - Jo 2, 13-25

ATITUDE:
Encontro com Deus no Templo
Quando Jesus pega no chicote e expulsa do Templo os vendilhões, está a revelar-Se como “o Messias” e a anunciar que chegaram os novos tempos. No entanto, Jesus vai bem mais longe do que os profetas. Ao expulsar do Templo também as ovelhas e os bois que serviam para os ritos dos sacrifícios, Jesus mostra que não propõe apenas uma reforma, mas a abolição dos ritos exteriores do culto.
ORAÇÃO:
Jesus, que viestes revelar-me a grandeza do amor de Deus Pai e mostrar-me o caminho da salvação: Abre os meus olhos e faz com que eu seja guia daqueles que Te procuram. Ámen.
COMPROMISSO:
Falar, em família, sobre o que é ser um verdadeiro cristão, procurando encontrar tempo para ir à Missa e visitar alguém sozinho.
sexta-feira, 6 de março de 2015
Conferência com a Dr.ª Thereza Ameal
A Dr.ª Thereza Ameal é uma escritora que se dedica a edições para crianças e vem no dia 26 de março fazer uma das conferências quaresmais. Sugeriu ao Sr. padre João uma conferência suplementar para a catequese de infância, às 16:30 do mesmo dia, no Salão Paroquial. Mas como é uma data das férias, os meninos estão a levar para casa, esta semana, um mini questionário para conhecermos o vosso interesse em estar presentes e assim aceitarmos ou não esta conferência. Respondam, por favor até ao dia 13 de março, devolvendo o questionário preenchido.
quinta-feira, 5 de março de 2015
VIA SACRA
Decorre na AMANHÃ, sexta feira, dia 6, pelas 21 horas na Igreja a Via Sacra orientada pela Catequese de Infância de São José. Estão convidadas a participar todas as crianças da catequese e seus familiares. É uma via sacra com linguagem adaptada às idades das crianças, no que aos comentários às estações e às orações diz respeito. A partir do 3º ano, há algumas crianças a ler as citações e todas as outras vão percorrer a Via Sacra no corredor central da Igreja, onde darão voz aos cânticos.
domingo, 1 de março de 2015
Segundo Domingo de Quaresma 2015
“ESTE É O MEU FILHO MUITO AMADO ”
EVANGELHO - Mc 9, 2-10

ATITUDE:
Oração pelos cristãos perseguidos
Na transfiguração manifesta-se a glória de Jesus e atesta-se que Ele é – apesar da cruz que se aproxima – o Filho amado de Deus. Recebemos assim, a garantia de que o projecto que Jesus apresenta é o que vem de Deus e um complemento de esperança que nos permite “embarcar” e apostar nesse projecto.
ORAÇÃO:
Senhor, a Tua Palavra é a semente da vida. Vem juntar-Te a mim, nos meus caminhos pedregosos e que o Espírito Santo me torne capaz de Te escutar, no mais íntimo de mim mesmo.
COMPROMISSO:
Rezar o PAI NOSSO em família, junto duma imagem de Jesus, agradecendo a paz e a liberdade que temos e pedindo pelos cristãos que não têm essa bênção.
Subscrever:
Mensagens (Atom)