domingo, 26 de fevereiro de 2012

1º DOMINGO DA QUARESMA - 2012

Era tentado por Satanás e os Anjos serviam-n’O” 



EVANGELHO - Mc 1, 12-15
Naquele tempo, o Espírito Santo impeliu Jesus para o deserto. Jesus esteve no deserto quarenta dias e era tentado por Satanás. Vivia com os animais selvagens e os Anjos serviam-n’O. Depois de João ter sido preso, Jesus partiu para a Galileia e começou a pregar o Evangelho, dizendo: «Cumpriu-se o tempo e está próximo o reino de Deus. Arrependei-vos e acreditai no Evangelho».


A terra: representa a aridez do deserto, mas também um campo de cultivo, uma oportunidade de reencontro connosco próprios, uma atitude de despojo total para permitir uma nova sementeira. Significa ainda, o mundo e a humanidade, sem vida, vazios de referências e valores, com fome de amor e de paz. (Olhar com realismo)

Compromisso  para a semana


  1. Fazer exame de consciência para identificar que tentações são capazes de nos desviar do caminho de Deus.
  2. Resistir a pelo menos uma das tentações que nos perturbam: preguiça, desleixo com as nossas coisas, incumprimento dos nossos deveres, vaidade, inveja, etc…
  3. Trazer um pouco de terra, para a Eucaristia, (a colocar num reservatório que significará o deserto). Esta terra, ao contrário do deserto onde quase nada cresce, significa o ensejo para o crescimento espiritual para o qual somos convidados. A terra é a base do cultivo, onde o agricultor não desiste: vêm as intempéries e ele replanta ou volta a semear e alcança a colheita.
  4. Trazer para a catequese, (a colocar no mealheiro) a renúncia semanal conseguida – ex: guardar o dinheiro de uma pastilha, de um chupa, de um bolo e dar aos mais necessitados.
Oração para rezar em família




“Senhor, Tu és o Deus que me salva”. 
Lembra-te, Senhor, da tua ternura para comigo, em especial quando me sinto indeciso entre o que é certo e a tentação. Guia-me na verdade e ensina-me a escolher o caminho certo.”  Pai Nosso…

Sem comentários:

Enviar um comentário