quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Campanha da Quaresma 2012

Conscientes da importância que a Páscoa tinha para a sua vida, os cristãos, desde os Tempos Apostólicos, começaram a celebrá-la e bem cedo começaram também a reservar um tempo de preparação para a celebração do Mistério Pascal.

A Quaresma é um período de quarenta dias de preparação para a Páscoa, a maior das solenidades, pois revive e actualiza o acontecimento da história da Salvação: a Ressurreição de Jesus Cristo.

Na sua dimensão penitencial, a Quaresma é o tempo de tomada de consciência das fraquezas e dos pecados de cada um; tempo de busca de Deus e tempo de conversão, o que implica necessariamente a participação na vivência de Cristo, no caminho do amor e da acção, através do esforço individual de cada cristão. Este esforço deverá levar ao aprofundamento da fé baptismal, acompanhado do dinamismo em todas as etapas desse caminho de fé, a fim de ser renovada a aliança com Deus, celebrando em comunidade e dando visibilidade dessa opção, sendo comunhão com Ele.

Nesta Quaresma, propõe-se uma caminhada comparada com o ciclo do grão de trigo, considerando a verdade expressa em João 12, 24-25, citando Jesus: “Se o grão de trigo, lançado á terra, morrer, dará muito fruto.” Jesus utiliza uma linguagem típica do homem do campo: grão e terra. Trata-se de um contexto muito peculiar tanto para os homens simples, como para os doutores do seu tempo. Jesus contextualiza, conhece tanto o povo quanto o ambiente no qual esse mesmo povo está inserido. O interessante é que nos fala do grão, mas não o dissocia do elemento que o acompanha, a terra. Ele sabe que deve conhecer não só o grão, mas também a terra. Ficaria sem sentido falar do grão, sem mencionar a terra, pois o grão, para crescer e frutificar, deve ir para a terra. Terra fértil, terra que produz, terra que ajuda no crescimento.

Esta analogia está carregada de esperança e a esperança é de que Jesus, que morre e ressuscita, convida todos os homens a viverem de modo mais reconciliado e mais sereno entre si. Isto porque Ele não é uma memória do que aconteceu dois mil anos atrás. Ele, em nós e connosco, ressuscita verdadeiramente na vida humana, para a encher de VIDA NOVA. É seguramente uma incumbência evangelizadora para todo o cristão: um impulso que se nos impõe, assim como em todos os lugares do mundo inteiro. Esta incumbência ou tarefa não é mais do que sermos como «um grão de trigo em permanente ciclo de frutificação».

Aliás, a mensagem da Páscoa é justamente esta: uma mensagem de vida, de alegria e de paz, que podemos atingir com maior facilidade através da caminhada desta Quaresma, num ano em que as adversidades não só nos são anunciadas a cada momento, mas as vamos todos sentindo e sofrendo no dia-a-dia.

Há uma certeza: Jesus é o caminho, a verdade e a vida! Ele jamais nos deixará em crise, pois o Seu Amor é abundante e infinito. Sejamos capazes de percorrer o Caminho. Esta campanha – enquadrada no tema do ano – a Caridade – quer ajudar os catequistas, crianças, adolescentes, pais e toda a comunidade, a realizarem esta caminhada de uma maior adesão a Cristo, para que n’Ele, possam ser Seus instrumentos na Caridade.


Sem comentários:

Enviar um comentário