sábado, 25 de fevereiro de 2012

O Grão de Trigo


O grão de trigo representa a esperança no sucesso do semeador que cuida desse grão com o maior carinho, procurando a saciedade da fome de todos os que terão pão a partir do seu empenho no trabalho.
Este ciclo evolutivo significa a obtenção do aperfeiçoamento, procurando extinguir as ameaças com a dedicação, a vigilância sistematizada, a colheita, o armazenamento e a transformação.
Em cada semana desta Quaresma, é proposto um símbolo/elemento deste ciclo, sobre o qual somos chamados a desenvolver uma atitude que nos aproxime dessa transformação a vivenciar em e com Jesus Cristo.

A terra: representa a aridez do deserto, mas também um campo de cultivo, uma oportunidade de reencontro connosco próprios, uma atitude de despojo total para permitir uma nova sementeira. Significa ainda, o mundo e a humanidade, sem vida, vazios de referências e valores, com fome de amor e de paz. (Olhar com realismo)

O grão de trigo: significa a força em vencer a terra que o cobre para surgir um novo rebento, crescer, frutificar e com essa frutificação, trazer a multiplicação. Isto acontece também na vida espiritual. Se não morrermos e não matarmos a velha criatura não poderemos frutificar e renovarmo-nos. A missão do que acredita e ama a Jesus: fazer face à realidade triste e dolorosa que grassa no mundo e entre os homens. Fá-lo com esperança, porque, a primeira parte – semear – pertence primeiramente a ele. (Actuar com esperança)

Os Mandamentos da Lei de Deus: traduzem o empenho diário em cuidar a cada momento desse “grão de trigo” que um dia recebemos no nosso baptismo e nos incutiu a responsabilidade vinculativa de produzirmos fruto. É o estilo de vida e o testemunho que somos chamados a viver. Em nós existe o «gérmen da eternidade» e a partir do qual se deve pautar o nosso viver. Fundamental é também para que aquilo que semeámos (anúncio), possa crescer e frutificar (converter). (Viver com coerência)

A Bíblia: alimento da nossa fé, enquanto orientação para o caminho de salvação. É a referência, donde nasce a certeza de que vale a pena «semear» na «terra». Orienta-nos no desânimo, quando nos esquecemos do que fazer, quando não sabemos como agir… quando perdemos a vontade. (Seguros interiormente)

As espigas de trigo: simbolizam o resultado do nosso trabalho e do nosso zelo, enfrentando todas a intempéries que ameaçam o crescimento e a maturação da nova planta. É o resultado do nosso trabalho e da acção e Deus. Ele aproveita o nosso esforço e dá-nos esse sinal. Agora, já podemos fazer pão, para partilhar! (Sonhando a Caridade)

O cálice e hóstia: símbolo vivo e real da presença de Deus na história dos homens e no mundo. É Jesus Cristo, glorioso e ressuscitado, como alimento integral de todos os homens, em especial dos que em Igreja, vivem a fé n’Ele. Mesmo sentindo Deus ausente na vida em muitos dias, os cristãos sabem, ao comungar, que vivem uma comunhão, perfeita, afectiva e efectiva, com Ele. (Vivendo o amor)

Somente quando entendermos verdadeiramente este ciclo, que podemos intensificar neste tempo de Quaresma, é que viveremos a comunhão verdadeira com Cristo, fazendo jus à graça de sermos filhos do mesmo Pai e imbuídos do mesmo Espírito Santo. Só em comunhão com Ele, amados por Ele, podemos levar o Seu amor àqueles que ainda não o têm e vivermos a Caridade.

Objectivos

Ajudar as crianças e adolescentes da catequese, juntamente com a restante comunidade, a viverem o Tempo da Quaresma como:
  • Caminho de conversão a que Deus nos chama
  • Caminho de caridade para com os que precisam de nós
  • Caminho de intimidade com Deus, pela oração/reconciliação

Sem comentários:

Enviar um comentário