sábado, 21 de dezembro de 2013

QUARTO DOMINGO DO ADVENTO




Is 7, 14

Por isso, o Senhor, por sua conta e risco, vos dará um sinal. Olhai: a jovem está grávida e vai dar à luz um filho, e há-de pôr-lhe o nome de Emanuel.

Mt 1, 20-21

Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.

A luz que foi anunciada no primeiro domingo não é uma luz artificial, nem um foco potente, o qual não sabemos de onde vem. A luz é uma pessoa, um filho, o Filho de Deus, a obra de Deus, o dom de Deus, o presente de Deus, a maior surpresa de Deus para todos os homens e mulheres de boa vontade.

Ninguém pode dizer que faz parte deste presente. É totalmente um presente de Deus: por Sua conta, por Sua iniciativa, pela Sua grande misericórdia.

José não quer acreditar e é Deus que tem que o animar… dizer-lhe que acolha o dom que vem do ventre de Maria. Por um lado, aquilo que é o mais normal. Por outro, a dúvida de José: como é possível que naquilo que é o mais normal para Deus, esteja presente o Deus que se faz presente?

E essa dúvida de José não deixa de ser dúvida de muitos homens e mulheres de todos os tempos.

Sem comentários:

Enviar um comentário