sábado, 7 de dezembro de 2013

SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO


Is 11, 2-4

Sobre ele repousará o Espírito do Senhor: espírito de sabedoria e de entendimento, espírito de conselho e de fortaleza, espírito de ciência e de temor ao Senhor. Não julgará pelas aparências… mas julgará os pobres com justiça, e com equidade os humildes da terra.

Mt 3, 3.8.11

Convertei-vos, porque está próximo o Reino dos Céus. Foi deste que falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: preparai o caminho ao Senhor, endireitai as suas veredas.


Aproximamo-nos da luz, que parecia mais distante. Antes de sermos luz e para podermos ser luz, temos de preparar-nos. A luz que chega é a luz que nos prepara para sermos luz. Não podemos dar luz sem cuidar do nosso interior para acolhê-la. Como cuidar desse interior? A voz do profeta é um sinal: olha para o teu pavio, olha para dentro de ti, vê a tua caridade, olha para a tua oração…olha bem, poda, corta. As tesouras que nos ajudam a podar para dar frutos de conversão são, fundamentalmente, a oração e a caridade.

E lembra-te, não vemos o nosso interior sem Deus nos ajudar a vê-lo. Não temos luz para nos vermos nem por dentro nem por fora. A nossa verdadeira realidade, vemo-la com a luz de Deus que nos vem de longe… porém aproxima-se.

A luz vem-nos de Deus que é a luz.
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário