domingo, 4 de março de 2012

2º DOMINGO DA QUARESMA - 2012

“Este é o meu Filho muito amado ”

EVANGELHO - Mc 9,  2-10
Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João e subiu só com eles para um lugar retirado num alto monte e transfigurou-Se diante deles. As suas vestes tornaram-se resplandecentes, de tal brancura que nenhum lavadeiro sobre a terra as poderia assim branquear. Apareceram-lhes Moisés e Elias, conversando com Jesus. Pedro tomou a palavra e disse a Jesus: «Mestre, como é bom estarmos aqui! Façamos três tendas: uma para Ti, outra para Moisés, outra para Elias». Não sabia o que dizia, pois estavam atemorizados. Veio então uma nuvem que os cobriu com a sua sombra e da nuvem fez-se ouvir uma voz: «Este é o meu Filho muito amado: escutai-O». De repente, olhando em redor, não viram mais ninguém, a não ser Jesus, sozinho com eles. Ao descerem do monte, Jesus ordenou-lhes que não contassem a ninguém o que tinham visto, enquanto o Filho do homem não ressuscitasse dos mortos. Eles guardaram a recomendação, mas perguntavam entre si o que seria ressuscitar dos mortos.


O grão de trigo: significa a força em vencer a terra que o cobre para surgir um novo rebento, crescer, frutificar e com essa frutificação, trazer a multiplicação. Isto acontece também na vida espiritual. Se não morrermos e não matarmos a velha criatura não poderemos frutificar e renovarmo-nos. A missão do que acredita e ama a Jesus: fazer face à realidade triste e dolorosa que grassa no mundo e entre os homens. Fá-lo com esperança, porque, a primeira parte – semear – pertence primeiramente a ele. (Actuar com esperança)

Compromisso  para a semana

  1. Rezar o Pai Nosso em família, a oração dos filhos de Deus, que identifica os cristãos.
  2. Trazer um ou mais grãos de trigo, para a Eucaristia, (a colocar no reservatório com terra onde ficarão a germinar para adornar a base do painel, no Domingo de Páscoa). O grão de trigo, tal como Jesus, irá transfigurar-se, na vida concreta, e mostrar-nos o caminho que nos é proposto: sermos um novo rebento.
  3. Trazer para a catequese, (a colocar no mealheiro) a renúncia semanal conseguida.
Oração para rezar em família



Senhor, a Tua Palavra é a semente da vida. 
Vem juntar-Te a mim, nos meus caminhos pedregosos e que o Espírito Santo me torne capaz de Te escutar, no mais íntimo de mim mesmo. Ámen.

Sem comentários:

Enviar um comentário