domingo, 25 de março de 2012

5º DOMINGO DA QUARESMA - 2012

“Se o grão de trigo, lançado à terra, morrer, dará muito fruto”
EVANGELHO – Jo 12, 20-33
Naquele tempo, alguns gregos que tinha vindo a Jerusalém para adorar nos dias da festa, foram ter com Filipe, de Betsaida da Galileia, e fizeram-lhe este pedido: «Senhor, nós queríamos ver Jesus». Filipe foi dizê-lo a André; e então André e Filipe foram dizê-lo a Jesus. Jesus respondeu-lhes: «Chegou a hora em que o Filho do homem vai ser glorificado. Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo, lançado à terra, não morrer, fica só; mas se morrer, dará muito fruto. Quem ama a sua vida, perdê-la-á, e quem despreza a sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. Se alguém Me quiser servir, que Me siga, e onde Eu estiver, ali estará também o meu servo. E se alguém Me servir, meu Pai o honrará. Agora a minha alma está perturbada. E que hei-de dizer? Pai, salva-Me desta hora? Mas por causa disto é que Eu cheguei a esta hora. Pai, glorifica o teu nome».


As espigas de trigo: simbolizam o resultado do nosso trabalho e do nosso zelo, enfrentando todas a intempéries que ameaçam o crescimento e a maturação da nova planta. É o resultado do nosso trabalho e da acção e Deus. Ele aproveita o nosso esforço e dá-nos esse sinal. Agora, já podemos fazer pão, para partilhar! (Sonhando a Caridade)

Compromisso  para a semana

  1. Agradecer, rezando em família, pelo menos uma das refeições do dia.
  2. Trazer uma espiga de trigo, para a Eucaristia (a colocar n o suporte dos símbolos). A espiga representa agora a transformação do grão de trigo, que foi cuidado com o maior zelo, mas que também resultou da sua morte para renascer replicado. É esta a missão que é pedida a cada um de nós que foi batizado e se assume como filho de Deus: replicar a experiência de Jesus enquanto exemplo vivo de serviço aos irmãos.
  3. Trazer para a catequese, (a colocar no mealheiro) a renúncia semanal conseguida.
Oração para rezar em família


Senhor, ajuda-me a redescobrir o verdadeiro sentido evangélico e a amar os nossos irmãos: 
pela escuta, pelo serviço, pela partilha, pela atenção aos mais pobres!
Pai Nosso…

Sem comentários:

Enviar um comentário